sexta-feira, 14 de maio de 2010

        Desculpe a todas as mamães o atraso pela postagem de Parabéns, mas tivemos que ir até o RGS para a reconsulta do meu filho pequeno e aproveitar para passar o Dia das Mães pertinho da minha. Um grande abraço a todas as mamães. Achei a história do dia das mães na net, então meninas e meninos, vale a pena ler.
           O verdadeiro Dia da Mãe é comumente associado a Anna Jarvis.
           Aos 41 anos de idade, Jarvis perdera a sua mãe. Com sua irmã Elisinore, sentiram a sua grande e irremediável perda levando-as a refletir sobre o fato de não existirem demonstrações concretas de apresso para com as mães. Anna Jarvis decidiu fazer algo, na esperança de que a celebração de um dia dedicado à Mãe iria estimular a estima e consideração dos filhos para com os seus pais, para além de incentivar os laços familiares. Mas foi em 1907 que Anna empreendeu o esforço necessário à instituição do Dia da Mãe. Com a ajuda de seus amigos, empreendeu uma campanha por correio com vista a obter apoio de congressistas, políticos influentes e personalidades da sociedade norte-americana, com o objetivo de ser oficialmente declarada uma data comemorativa do Dia das Mães.
Os seus esforços goraram o efeito desejado, e foi a 10 de Maio de 1908 que, pela primeira vez, numa cerimónia religiosa, Anna Jarvis honrou sua Mãe. Para adornar a cerimónia foram utilizados cravos vermelhos, a flor favorita da mãe de Anna. Desde então, os cravos vermelhos converteram-se no símbolo das mães em vida e os cravos brancos o símbolo das mães que já partiram. A primeira proclamação do Dia da Mãe deu-se três anos depois, em 1910, instituída pelo Governador do Estado da Virgínia, Estados Unidos. Um ano depois, o Dia da Mãe foi a pouco e pouco sendo comemorado em todas as partes do mundo, desde o México, Canadá, Japão, no Continente Africano e na América do Sul. Em Dezembro de 1912 foi criada a Associação do Dia Internacional da Mãe com vista à promoção generalizada desta efeméride tão especial em todo o mundo. Em Portugal, o Dia da Mãe foi comemorado, em tempos idos, no dia 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, a Padroeira de Portugal. Também o Dia 13 de  Maio é ainda hoje associado às comemorações da Mãe. Porém, actualmente foram instituídas as comemorações do Dia da Mãe, no primeiro Domingo do mês de Maio.

Um dia eu viajarei ao redor do mundo, mas você sempre será meu Lar!

2 comentários:

  1. Olá Márcia!
    Amei sua pesquisa sobre o dia das mães,e futuramente trabalharei com meus alunos esta reportagem,fazendo que todos reflitam e entendam o que é ser mãe,sobre o verdadeiro amor de ser mãe!!!
    Parabéns!!!
    OBS.: Só tenho uma reclamação sobre o que você esqueceu de acrescentar em seu perfil...também és cunhada,tia,cumadre e dinda exclusiva da minha vida!Meu filho João Victor!!!
    Te adoro,você tem sido muito especial e grande amiga...irmã!!!Beijos...
    Nádia Souza

    ResponderExcluir
  2. oi marcia tambem adoreia apesquisa , ser mãe é uma benção divina ! bjzz !!

    ResponderExcluir