sábado, 10 de novembro de 2012

Do analógico ao Digital: a Fotografia como Linguagem Educacional

Todos sabem que uma das minhas grandes paixões é a fotografia. Meu trabalho de conclusão da pós-graduação teve como tema, claro a fotografia. Desenvolvi com a turma do sexto ano da escola E.B.M. José do Valle Pereira  o trabalho que rendeu alguns frutos. Apresentamos o projeto na Amostra Pedagógica da escola e também tive a oportunidade de apresentá-lo no I Seminário de Mídias e leituras.








Mais informações nos blogs: EBM José do Valle PereiraNTM- Florianópolis-Sc

3 comentários:

  1. Excelente trabalho Márcia que sirva de reflexão para muitos que ainda não percebem a incoerência da proibição do uso de celulares.Parece que querem voltar a época da ditadura, enquanto uns acham que é mais fácil proibir, pessoas com "outros olhares" produzem efeitos pedagógicos interessantes e produtivos que são basicamente o resultado da discussão dialética e ética com os alunos sobre: "espaço x tempo", "direitos e deveres". Celulares hoje não são mais apenas para comunicação oral, possuem convergências de várias tecnologias, como fotografar, filmar, ouvir músicas, enviar e receber mensagens, navegar na internet,etc. Os alunos precisam saber: o porque, como e quando usar os celulares sem impedir que se faça um trabalho pedagógico.
    Ética, direitos e deveres: Celulares na sala de aula são apenas proibidos para os alunos? Professor pode durante as aulas atender o celular?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Márcia!
    Assisti apresentação do seu trabalho e gostei bastante e concordo com você, proibir simplesmente, não resolve temos é que usar essa ferramenta a nosso favor. Apoio os professores da escola onde trabalho E.B.M Almirante Carvalhal que usem sim o celular, para passar conteúdo, músicas, vídeos que são relacionados ao tema que esta sendo trabalhado.
    Janaina

    ResponderExcluir
  3. Na escola diferentemente do que se pensa, os celulares não precisam ser vistos apenas como problemas ou dificuldades. Além de canais de comunicação com as famílias e os amigos, ou mesmo entre a escola e os alunos, estes aparelhos podem ainda se tornar elementos de aprendizagem, incluídos em projetos educacionais, foi o que tentei abordar neste trabalho. Obrigada pelo carinho e atenção Janaina Back e Sylvio Xavier da Silva.

    ResponderExcluir