sábado, 18 de setembro de 2010

Por que optamos ter em casa uma TV por assinatura??

   Alguns meses atráz haviamos conversado sobre o assunto (eu e meu marido) uma decisão que valeu não apenas para o futuro de nossos filhos, mas também para nosso sossego. Não aguentávamos mais ver a cara do Faustão, Ratinho, Gugu, Fátima Bernardes... Novela, então, nem se fala! Quando se chega na casa dos 30 anos de idade, o desespero aperta. Um folheto que recebi, foi suficiente para assinar um contrato de 12 meses com uma TV por assinatura.

    Passado um mês, é fácil perceber: é um sacrifício que valeu a pena. Não sou psicóloga, mas já li muitos livros e estudei muito sobre o assunto: TV. Mesmo antes de fazer faculdade de pedagogia, cursos, mesmo antes de ter filhos, já conversei com meu esposo sobre como pretendemos educar nossos filhos. Que livros eles poderão ler? Que músicas eles devem ouvir? Quanta TV eles poderão assistir? E tão importante quanto, que conteúdo eles verão na TV? Não adianta proibir, faço parte de uma família mundana, é claro que assistimos TV. E muito! Resta apenas decidir o canal. Enquanto os filhos não têm capacidade de escolher por si mesmos, somos nós que escolhemos por eles. Então, mesmo quem não possui a Tv por assinatura pode ter acesso a alguns programas através da internet. Vamos por em prática?
      À primeira vista, parecem ser canais infantis demais para serem levado a sério.  Discovery Kids, Disney, Nickelodeon, entre outros. Como qualquer canal do pacote, nos infantis a programação é bem diversificada e o conteúdo é descentemente moderno. Desenhos animados com tecnologia digital enchem a tela com cores, texturas e animações diferentes. A primeira característica que chama a atenção é a AUSÊNCIA COMPLETA DA VIOLÊNCIA. Perceba como é fácil encontrar desenhos que começam com uma história simples e acabam em mentiras, fraudes, socos, pontapés, explosões e todo tipo de briga por motivos fúteis. Foi assim que percebi o quanto estava acostumada a assistir atos de violência.

                                 Quando a VIOLÊNCIA DESAPARECE, você nota a DIFERENÇA!


O simpático Mister Maker estimula a criatividade artística da criançada com trabalhos manuais que usam objetos do dia-a-dia. Com um pouco de tinta, cola e papéis coloridos, ele mostra técnicas de arte e fotografia que podem ser facilmente usadas por crianças que estejam na idade certa. Além das atividades práticas, quadros específicos, como a dança das formas e as crianças coloridas, enfatizam conceitos básicos e elementos artísticos.


Com os Mecanimais, um grupo de cinco superamigos reforça constantemente a idéia de que nada é impossível para quem usa a cabeça e trabalha em equipe. No início de cada episódio, o Corujão envia os Mecanimais para uma nova missão, onde devem trabalhar juntos para solucionar um problema. Cada Mecanimal possui suas próprias habilidades e nenhum deles consegue resolver o problema fazendo tudo sozinho. A baixa complexidade dos problemas pode fazer com que você não preste atenção, passando despercebido pela maior lição que essas histórinhas podem passar ao seu filho: a aplicação prática do instrumento científico; primeiro observa-se para depois tirar conclusões baseadas em fatos. Na mesma linha de pensamento, segue O Peixonauta, um desenho de autoria brasileira com o mesmo teor científico.

      Enquanto seu filho cresce passando pelo desenvolvimento dos sentidos e dos objetos, o divertido Pocoyo acompanha essa etapa da vida. Brincando, conhecendo o mundo e fortalecendo amizades num cenário inteiramente branco, devidamente colocado para não desviar a atenção da criança do conteúdo educativo.
O mascote da Discovery Kids, o cãozinho Doki, repete o dia inteiro músicas que lembram a criança que quantos mais amigos na vida, melhor. Que praticar esportes faz bem a saúde. Que reciclar e preservar a natureza é um dever de todos. É um bombardeio constante de melodias cativantes reforçando incansavelmente que "somos seis bilhões, em seis continentes. Tão parecidos, tão diferentes. E que você, ele, ela e eu temos o mesmo coração".


 
 
A série Angelina Ballerina transmite às crianças a importância de se esforçar ao máximo para atingir as metas desejadas, aprendendo sempre com os erros. Ao compartilhar as experiências de Angelina e observar sua tenacidade, as crianças são inspiradas a lutar por seus próprios sonhos.
 
 
 
     Caillou é um desenho animado estrelado por uma criança de quatro anos que vive com seu pai e sua mãe e com a irmã dois anos Rosie. A série é muito educativo e visa os membros mais jovens da casa que se identificam com tudo o que acontece ao protagonista, como em cada episódio você aprende algo novo.  Brincar com a imaginação traz numerosos benefícios para as crianças: as torna sociáveis e cooperativas, enriquece seu vocabulário, fomenta o desenvolvimento cognoscitivo e melhora sua habilidade de distinguir a realidade da fantasia. Assim como as atividades divertidas são geralmente positivas para as crianças, cultivar sua imaginação é essencial para seu desenvolvimento.

E ainda tem muito mais: Dinotrem, Fifi, Moranguinho, A casa do Mickey, etc.

2 comentários:

  1. Olá Marcia
    Estive aqui visitando teu blog e quero te dizer que gostei muito do que vi. Parabéns, é um verdadeiro blog educativo. Sucesso! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog, e a postagem do mês de setembro.Concordo plenamente. Meu filho assiste programas de tv educacionais desde os seis meses de idade, e vejo o quanto ele é estimulado por eles. Hoje com um ano e oito meses...Canta, dança e até conta os numerais de uma dez, acompanhando a tv.
    Acrescento os Dvds da Série Bebê mais, que são maravilhosos para a faixa etária de 0 a 3 anos.
    E que tudo tem seu tempo na vida, e se podemos acrescentar coisas positivas e incentivadoras nos nossos pequenos,que bom. Pois precisamos de cidadãos conscientes nesse mundo!
    Ameiiii, o blog.A criatividade e a forma como ele está disposto!
    Bjão!!!!
    Juliana Chaves Lima

    ResponderExcluir